
Astronaut

宇宙飛行士に憧れていました。科学、ポルトガル語、アニメ、ブラジルetc、取り扱っております。

ポルトガル語シャッフルトレーニング②

portugues

【スポンサーリンク】

f:id:kenya316:20161106000750j:plain

じゃあ、前回の続きから行こうと思う。

日本語
① 私は彼らにあきらめないようにと言った。
② 彼は妻に電話した後、会社を出た。
③ なぜあなたは彼女にそんなことをさせたのですか?
④ あなたはどこでそれを買ったらいいか知っていますか?
⑤ そのドレスは彼女が着るには大きすぎた。
⑥ 私たちに朝食をもってきてくれますか?
⑦ 突然雨が降り始めました。
⑧ これはなんて退屈な映画なのでしょう!
⑨ 彼女は驚かなかったのですか?
⑩ その画家は、その絵を見るためにフランスに行った。

ポルトガル語
① Eu disse lhes não desistir.
② Ela saiu da companhia apos ligou para a esposa.
③ Por que você deixou lhe fazer dessa coisa?
④ Você sabe onde comprar disso?
⑤ O vestido foi grande demais de se vestir para ela.
⑥ Poderia nos trazer cafê da manhã?
⑦ Começou a chover de repente.
⑧ Que cansativo este filme é!
⑨ Ela não ficou assustado?
⑩ O pintor foi para a França para ver esse quadro.

解説
⑥の文でpoderiaとはじまっているがこれは過去未来形である。普通にpodeで始めても意味としては特に問題ない。が、過去未来形はちょっと柔らかい、譲歩しているような印象を与える丁寧な表現としても使えるので覚えておくと良い。



日本語
① 彼女はなぜ、あんなに怒っているのだろう。
② 彼女はとても内気そうに見えた。
③ 先生は彼にもう一回作文を書かせた。
④ あなたは動物が好きではないのですか?
⑤ 彼女は彼と一緒にいるに違いない。
⑥ 彼は間もなくそれを買うことを決断するでしょう。
⑦ この仕事が終わったら(終わった時)、一緒に夕食を食べましょうか?
⑧ 彼は娘をその子たちと遊ばせない。
⑨ 僕はもう300以上の文を書きました。
⑩ 彼はいつ帰ってくるのかしら。

ポルトガル語
① Eu duvido que por que ela está bravo tanto assim.
② Me-pareceu ela foi timida
③ O professor deixou-o escrever um discurso mais uma vez.
④ Você não gosta de animal?
⑤ Ela deve estar com ele.
⑥ Ela vai decidir de comprar disso daqui a pouco.
⑦ Que tal jantamos juntos quando acabamos o serviço.
⑧ Ele não faz a filha dele brincar com essas crianças.
⑨ Eu ja escrevi mais de 300 frases.
⑩ Não tem certeza quando ele chega.



日本語
① あの車は君のなの、それとも君のお父さんのなの?
② これは何と美しい花なのでしょう!
③ このスープは美味しい。
④ あの男性は結婚しているに違いない。
⑤ 僕は今日の午後、彼に会う予定です。
⑥ 図書館では静かにしなくてはいけません。
⑦ あの自転車は彼のではないのですか?
⑧ 彼は、彼女がなんと言ったか知っていますか?
⑨ 彼はその話を知っているかもしれない。
⑩ 彼は彼女を、素敵なレストランに連れて行った。

ポルトガル語
① Aquele carro é seu? Ou de seu pai?
② Quão lindo esta flor é!
③ Este caldo é gostoso.
④ Aquele homem deve estar casado.
⑤ Eu estou planejando me encontro com ele nesta tarde.
⑥ Você tem que ser quiet na biblioteca.
⑦ Aquele bicicleta não é dele?
⑧ Ele sabe o que ela disse?
⑨ Talvez ele sabe disso.
⑩ Ele a levou a restaurante legal.

解説
美味しいというのはdeliciosoもあるが、基本はgostosoを使う。



日本語
① 午前中、彼らにはすることが何もなかった。
② 彼が言ったことは大切ですか?
③ 毎日歩きなさい、そうすれば、減量できますよ。
④ 彼女はとても疲れていたけど、あきらめなかった。
⑤ ミニリーはスリムでいるために、毎日泳ぐ。
⑥ あなたのおばあさんは教師だったのですか?
⑦ あなたのおじいさんがあの絵を描いたのですか?
⑧ あなたはその料理が気にいらなかったのですか?
⑨ 彼女はその時、公園を走っていた。
⑩ 彼は彼女と同じくらい上手に英語を話したのですか?

ポルトガル語
① Eles não tinham alguma coisa para fazer durante manhã.
② O que ele disse é importante?
③ Ande todos os dias, e você pode emagrecer.
④ Apesar de ela estava muito cansado, não desistiu.
⑤ Emily nada cada dia para manter magro.
⑥ Sua avó era um professor?
⑦ Seu avô desenhou aquele quadro?
⑧ Você não gostou desse prato?
⑨ Ela estava correndo no parque nesse tempo.
⑩ Ele falou o inglês bem igual a ela?



日本語
① いつ雨が止むのだろうか?
② いつ雪が降り始めたの?
③ 彼と彼の妻は、20年間この村に住んでいる。
④ あれが、僕らが学んだ学校です。
⑤ 眠くなったので、彼女はテレビを消した。
⑥ あなたはご主人にタバコを吸うのをやめてほしいですか?
⑦ 彼女は彼にまだあっていないのですか?
⑧ 彼女はその音楽がとてもロマンチックだと思った。
⑨ 彼女は幸せに違いない。
⑩ トムとロバートでは、どちらのほうがフランス語を上手に話しますか?

ポルトガル語
① Será que quando para de chover.
② Quando começou a nevar?
③ Ele é a esposa dele têm morado nesta vila por 20 anos.
④ Aquele é a escola onde nos estudamos.
⑤ Uma vez que ela ficou sono, ela desligou a televisão.
⑥ Você quer que seu marido pare de fumar.
⑦ Ela não encontrou-se com ele ainda?
⑧ Ela achou a musica foi muito romantico.
⑨ Ela deve ser feliz.
⑩ Qual fala Françes melhor ,Tom ou Robert?

解説
Sera que ~で~だろうか?という重要な表現である。⑥の文は英語だと簡単だが、ポルトガル語だとちょっと厄介になる。Queの後の内容は妻の要望、願望である。よって実際に叶うかどうかはわからない。願望や仮定についてはポルトガル語では接続法というよくわからない活用形を使う。この場合はpararが接続法の3人称単数現在形になっている。詳しくは参考書などで確認してほしい。ちなみに別に正しく活用しなくとも意味は伝わると思うし、ブラジル人の接続法を聞き取ることはあまりない気がする。



日本語
① 寒かったので、彼はストーブをつけた。
② 私は娘に夜更かししないように言った。
③ さあ、踊りましょうか?
④ 彼らはその作家に一度もあったことはない。
⑤ 彼女は、とても若く見えますね?
⑥ 何かおかしい(おかしい何かがある。)
⑦ 彼女は壁を全部白く塗った。
⑧ あの絵は有名な画家に書かれたのではないのですか?
⑨ 寝る前にストーブを消しなさい。
⑩ 彼はもう50ページ読んでしまった。

ポルトガル語
① Por causa que ele sentiu frio, ele ligou um aquecedor.
② Eu falou a meu filha não ficar acordado atê tarde.
③ Vamos dançar juntos.
④ Eles nunca se encontraram com o escritor.
⑤ Parece que ela é muita nova,não é?
⑥ Tem alguma coisa estranha.
⑦ Ela pintou todas as paredes a branco.
⑧ Aquele quadro não é desenhado pelo pintor famoso?
⑨ Desligue o aquecedor antes de dormir.
⑩ Ele ja leu 50 paginas.

Aquecedorなどという単語をブラジルで使ったことは一度もない。年中暑いからだ。



日本語
① この辞書はなんて厚いのだろう!
② もっと食べなさい、さもないと、病気になりますよ。
③ この本はあなたにとって難しくないのですか?
④ その試験は難しいに違いない。
⑤ 息子さんが試験に受かったその女性は、とても幸せだった。
⑥ 規則的に勉強することが大切です。
⑦ 彼女は何と答えていいかわからなかった。
⑧ あそこで歌っている女性は、彼女のお母さんです。
⑨ 答えを知っている少年は手を挙げた。
⑩ 彼女が料理したチキンはとてもおいしかったです。

ポルトガル語
① Quanto grosso este dicionário é!
② Coma mais, ou você fica doente.
③ Este livro não é dificil para você?
④ O exame deve ser dificil.
⑤ A moça quem o filho foi aprovado sentiu muito feliz.
⑥ Estudar regularmente é importante.
⑦ Ela não sabia como responderia.
⑧ A mulher cantando ali é a mãe dela.
⑨ O menino quem está sabendo a resposta se levantou a mão.
⑩ O frango ela cozinhou foi muito delicioso.

解説
⑦の文でresponderiaは過去未来形である。普通にここも不完全過去でも全く問題ないと思うが、過去未来形を使った。話しながらここまで活用できるようになると良い。この場合、過去の地点から見ると彼女が質問に答えるのは少し未来であるが、現在からは過去である。故に過去未来が最も適当だと思う。



日本語
① あなたはいくつの間違いを犯しましたか?
② あなたは彼が部屋に入るのを見たのですか?
③ 私はあなたにそんなことをしてほしくなかった。
④ 彼は何で悲しいの?
⑤ 誰のお嬢さんと彼は結婚したのですか?
⑥ 私は今朝5時に起きた。
⑦ その映画は面白くなかったのですか?
⑧ 彼女は30分歌い続けています。
⑨ 私は父に英語を教わりました。(受け身)
⑩ 彼らはどこで英語を習ったのだろう。

ポルトガル語
① Quantos erros você fez?
② Você viu ele entrou á sala?
③ Eu não quis que você fizesse dessa coisa.
④ Por que ele está com triste?
⑤ Com a filha de quem ele se casou?
⑥ Eu me acordei em 5 horas neste manhã.
⑦ O filme não foi engraçado.
⑧ Ela está cantando 30 minutos sem parar.
⑨ Eu fui ensinado o inglês pelo pai.
⑩ Não tem certeza onde ele aprendeu o inglês.

③の文が少し難しい。先ほどと同じで接続法である。しかし文全体が過去形なので接続法の過去形を使っている。こんな単語をネイティヴの口からきいたことはない。



今日はここまで。