Astronaut

宇宙飛行士に憧れていました。科学、ポルトガル語、アニメ、ブラジルetc、取り扱っております。

ポルトガル語シャッフルトレーニング③

【スポンサーリンク】

f:id:kenya316:20161106003117j:plain

前回の続き

日本語
① 彼は娘に、そこに一人で行かないように言った。
② 彼は私たちの中で一番怠け者です。
③ 彼の部屋には本が(1冊でも)ありますか?
④ 彼女は、外出するのが好きではない。
⑤ 規則的に勉強しなさい。そうすれば、英語が話せるようになります。
⑥ その曲はそこで歌うには長すぎる。
⑦ あなたの息子さんは内気ですか?
⑧ あなたのお母さんはフランス語を教えますか?
⑨ あなたは切符を買う必要があります。
⑩ あなたの奥さんは疲れていませんでしたか?

ポルトガル語
① Ele disse a filha dele não vá ai sozinho.
② Ele é o mais preguiçoso dentro de nos.
③ Tem algums livros no quarto dele?
④ Ela não gosta de sair.
⑤ Estude regularmente,e você vai ser capaz de falar o inglês.
⑥ Essa canção é demorar demais para cantar ai.
⑦ Seu filho é timido?
⑧ Sua mãe ensina Frances?
⑨ E necessário você compra um bilhete.
⑩ Sua esposa não estava cansado?

解説
Ser capaz de で“~できる”という意味になる。英語で言ったらbe able toと同じ。



日本語
① 当時、人々はその科学者の言うことが、理解できなかった。
② あの鳥たちはなんて速く飛ぶのだろう。
③ 私はトムがナンシーになんて言ったのか分からない。
④ 彼女は、ドアの開け方が分からない。
⑤ あなたは昨日お母さんを手伝わなかったのですか?
⑥ あの少年たちはよく彼女の家を訪れるのですか?
⑦ 彼は彼女を魅力的だと思った。
⑧ 彼はどのくらいあの車を運転しているの?
⑨ あなたは彼らを知っていますよね?
⑩ あの男の人は、子供にとても親切です。

ポルトガル語
① Nessa epoca, as pessoas não conseguiram compreender o que o cientista disse.
② Quão rapido aqueles passaros voam.
③ Eu não sei o que Tom falou a Nancy.
④ Ela não sabe como abre a porta.
⑤ Você não ajudou sua mãe ontem?
⑥ Aqueles meninos frequentemente visitam á casa dela?
⑦ Ele achou ela foi atrativo.
⑧ Quanto tempo ele dirige aquele carro?
⑨ Você sabe eles, não é?
⑩ Aquele homem é muito gentil para as crianças.



日本語
① 彼はいつも妻の作った食事を楽しむ。
② 彼は、彼女と旅行に行く約束をした。
③ 彼女のお嬢さんは、とても可愛く、利発です。
④ あなたは、外国語を学んだことがありますか?
⑤ ミケは、もうすぐ23歳になります。
⑥ 彼女はあなたに電話しなかったのですか?
⑦ 高校生の時、彼は一生懸命勉強した。
⑧ 彼らはその島で1ヵ月過ごした。
⑨ すぐ寝なさい。さもないと明日の朝早く起きられませんよ。
⑩ あなたはなぜ私を選んだの?

ポルトガル語
① Ele sempre se diverte a refeição que a esposa fez.
② Ele prometeu de ir a viagem com ela.
③ A filha dela é muito bonita e inteligente.
④ Você ja aprendeu a lingua estrangeira?
⑤ Mike vai ser 23 anos logo.
⑥ Ela não te ligou?
⑦ Ele estudou com todo esforço quando ele era estudante de ensino medio.
⑧ Eles passaram um mes nessa ilha.
⑨ Druma rapido, ou não vai poder se acordar amanhâ de manhã cedo.
⑩ Por que você escolheu de mim?



日本語
① 彼をチェスで負かすのは難しい。
② この店は、10時から6時まで開いている。
③ 君は眠くなかったの?
④ 去年彼はクラスで1番背が低かった。
⑤ 彼は私に、なぜこの学校を選んだのか訊いた。
⑥ 日本食はどうですか?
⑦ 彼女は起きていられなかった。
⑧ 僕はその映画を、18歳の時初めて見た。
⑨ 彼は息子に、新聞を持ってくるように頼んだ。
⑩ 私は昨日、20分だけ勉強した。

ポルトガル語
① É dificil de derrotar ele no xadrez.
② A loja está aberto a partir de 10 horas até 6 horas.
③ Você não estava com sono?
④ Ele era o mais pequeno no ano passado.
⑤ Ele me perguntou porque eu escolhi esta escola.
⑥ Como você acha comida japonês?
⑦ Ela não podia ficar acordado.
⑧ Eu vi o filme pela primeira vez quando era 18 anos.
⑨ Ele pediu ao filho dele trazer o jornal.
⑩ Eu estudei somente 20 minutos ontem.

Está + 過去分詞もよく使うのでしっかり理解しておくと良い。日本語では、状態を表す“~ている”と進行形の“~している”が同じ形になることが多いが英語もしかり、ポルトガル語でももちろんそれは区別する。Está + 過去分詞は“その主語の状態を表す”。⑦の文のようにestarの代わりにficarを使うことも多い。この場合はacordadoの状態に“留まる”すなわち“キープする”という意味でficarが使われている。Estarでも意味は伝わると思うが、ficarのほうが“起きた状態を保つ”というニュアンスがしっかり表れているように思う。



日本語
① 英語を話すことは、彼らにとってたやすい。
② 僕は一緒に勉強するためにトムの家に行った。
③ 彼は息子に医師になってほしいと思っていますか?
④ 私は彼の成功について聞いてうれしい。
⑤ エレンは私たちに、その部屋で待つように言った。
⑥ 彼にとって、それらの質問に答えることはやさしいでしょうか?
⑦ 雨が止んだら出かけよう。
⑧ 私はあなたほどたくさんの友人はいません。
⑨ 村人たちは私たちにとても親切だった。
⑩ 急ぎなさい。そうすれば電車に乗れますよ。

ポルトガル語
① Falar o inglês é fácil para eles.
② Eu fui á casa de Tom para estudar juntos.
③ Ele está querendo que o filho dele seja o medico?
④ Eu estou feliz de escutar o sucesso dele.
⑤ Ellen disse para nos que esperamos na sala.
⑥ Responder ás perguntas é fácil para ele?
⑦ Quando chuva para, vamos sair.
⑧ Eu não tenho tanto amigo como você.
⑨ Os aldeões eram muito gentil para nos.
⑩ Apressa-te ,e você pode pegar o trem.

解説
③の文が少し難しい。Quererの進行形に、息子に医師になってほしい、というのは願望なので実際の事実とは異なる可能性がある。ゆえにser動詞を接続法の現在形にしている。医師になるのは未来なので、接続法の未来形でもいい気がするが、一般的な文なので現在形にした。



日本語
① 彼らは毎週テストを受けなければならない。
② あなたはおととい、彼女の宿題を手伝いましたか?
③ 僕は将来弁護士になるぞ。
④ あなたの弟は、彼女と結婚できると思っているのですか?
⑤ もし、君がそこに行くなら、僕も行こう。
⑥ あなたは今朝もう彼女に会いましたか?
⑦ 晴れていたのに、彼は昨日1日中家にいた。
⑧ 家族の中で父が一番早起きです。
⑨ そのとき、あなたは彼がその箱を開けるのを見ましたか?
⑩ ナンシーは3人のうちで1番年下です。

ポルトガル語
① Eles tem que fazer teste todas as semanas.
② Você ajudou a tarefa dela anteontem?
③ Eu vou ser o advogado.
④ Seu irmão mais novo acho que ele possa se casar com ela?
⑤ Se você vá ai,eu também vou.
⑥ Você ja se encontrou com ela nesta manhã?
⑦ Apesar de era tempo bom, ele ficava na casa o dia inteiro ontem.
⑧ Meu pai se acorda mais cedo dentro da família.
⑨ Nesse tempo,você viu ele abrir a caixa.
⑩ Nancy é o mais novo dentro dos tres.

④のpossaはpoder動詞の接続法現在形である。



日本語
① この建物はあの建物よりずっと古い。
② ギリシャ語とロシア語では、どちらのほうが難しいですか?
③ 夜の間に雨が降ったので、道が濡れている。
④ 彼は疲れているのかもしれない。
⑤ 父は僕に彼の車を運転させてくれる。
⑥ 誰がこの犬を世話しますか?
⑦ 君は彼女が何か言うのを聞いたかい?
⑧ この家は、たったの3カ月で建てられました。
⑨ 彼らはなんて速く走るのでしょう!
⑩ 僕は姉に宿題を手伝ってくれるように頼んだ。

ポルトガル語
① Este prédio é maior que aquilo.
② Qual é mais difícil, o grego e o russo?
③ Como choveu durante noite, a rua está molhado.
④ Ele pode ser cansado.
⑤ Meu pai deixa me dirigir o carro dele.
⑥ Quem cuida este cachorro?
⑦ Você ouviu ela falou algo?
⑧ Esta casa foi construido em apenas tres meses.
⑨ Quanto rapido eles correm!
⑩ Eu pedi para irmão mais velho a ajudar minha tarefa.



日本語
① 私たちみんなのうちで、彼女が1番一生懸命練習します。
② あなたの猫は、大きいですか?
③ 牛乳が酸っぱくなってしまった。
④ 彼が生まれた日は、とても暑かった。
⑤ 彼はどこであの本を見つけたの?
⑥ あの雲は船のように見えますね。
⑦ 彼らはいつブラジルに発つ予定ですか?
⑧ すぐに手を洗いなさい。
⑨ 彼女はフランス人かも知れない。
⑩ あなたが見た男性は太っていましたか?

ポルトガル語
① Ela pratica com mais esforço que todos nos.
② Seu gato é grande?
③ O leite tem sido azedo.
④ O dia quando ele nasceu foi muito quente.
⑤ Onde ele achou aquele livro?
⑥ Aquela nuvem parece um barco.
⑦ Quando eles vão partir para o Brasil?
⑧ Lave mão logo.
⑨ Ele pode ser o Françes.
⑩ O homem você viu foi gordo?

解説
③のsidoはserの過去分詞である。あまり口語で聞いたことはないが、本などではたまに見かける。

 

今日はここまで