
Astronaut

宇宙飛行士に憧れていました。科学、ポルトガル語、アニメ、ブラジルetc、取り扱っております。

ポルトガル語シャッフルトレーニング④

portugues

【スポンサーリンク】

f:id:kenya316:20161119211704j:plain じゃあ前回の続きから。

日本語
① 彼はクラシック音楽を聴くのが好きだ。
② 彼女はほかのどんな花よりもバラが好きなのですか?
③ その少年はお父さんよりも早く起きなければならない。
④ あなたのお兄さんはこの学校の生徒ですか?
⑤ あなたのお兄さんはコーヒーが好きですか?
⑥ そのスープは熱すぎて、その少女には飲めなかった。
⑦ 彼は間食するので太っている。
⑧ 私があなたに夕食を作りましょうか?
⑨ 彼は午前8時からずっと働いている。
⑩ 僕のためにピアノを弾いてくれるかい?

ポルトガル語
① Ele gosta de escutar a música clássica.
② Ela gosta mais da rosa do que qualquer outra flor.
③ O menino tem que se acordar mais rápido que o pai dele.
④ Seu irmão mais velho é o estudante desta escola.
⑤ Seu irmão mais velho gosta de café?
⑥ A sopa foi tão quente que ele não conseguiu beber.
⑦ Ele é o gordo porque ele come entre as refeições.
⑧ Seria bom eu faço janta para você?
⑨ Ele tem trabalhado a partir de 8 horas de manhã.
⑩ Você gostaria de tocar piano para mim?

解説
重要な表現がいくつかあると思う。⑥はtão~que~は英語だとたぶんso~that~とかで同じような使い方をする。⑧の文では~しましょうか?という表現があまりポルトガル語には見受けられないので、seria bom?と始めているが、このseriaはser動詞の過去未来形だ。過去未来形は慣れるとこれも結構便利な表現で一貫して柔らかい、ちょっと譲歩しながら言っている印象になるので知っておくと良い。seria bomは~いいだろうか?とどっちつかずで相手に判断をゆだねている感じが伝わると思う。⑩のgostariaも非常に丁寧に紳士的に頼んでいる感じが伝わってくる。



日本語
① 明日、ロバートは忙しいでしょう。
② 彼と踊るのはとても楽しい。
③ あの指輪は誰に盗まれたのですか?
④ 私は何時にあなたを訪ねましょう?
⑤ 彼らはその犬をジョンと呼んでいる。
⑥ みんな、その女の人はお金持ちだと思った。
⑦ 彼女はいつもとても忙しい(ミツバチと同じくらい)
⑧ 彼女は昨日あなたに会いませんでしたよね?
⑨ この橋は、あの橋の2倍の長さです。
⑩ 君は何月に生まれたの?

ポルトガル語
① Robert var ser ocupado amanhã.
② Dançar com ele é divertido.
③ Por quem aquele anel foi roubado?
④ Que horas posso visitar você?
⑤ Eles chamam o cachorro John.
⑥ Todo mundo achou que essa mulher foi rico.
⑦ Ela sempre está muito ocupado como abelha.
⑧ Ele não encontrou-se com você, não é?
⑨ Esta ponte é duas vezes longo que aquilo.
⑩ Qual mes você nasceu?


⑥番の文は時制の一致が適用されている。



日本語
① 彼女は、なぜ歩くのが好きではなかったのですか?
② 彼が撮ったその写真はとても有名です。
③ どこかでノートを買わなきゃ。
④ 彼が帰ってくる前に私は部屋を掃除したい。
⑤ 彼らがこの町に来てから3年が過ぎた。
⑥ ここは、とても暖かいですね?
⑦ 彼に、いつそこに行ったらよいか教えてあげなさい。
⑧ 彼女が昨日どこに行ったのか知っていますか?
⑨ その朝、彼はできるだけ早起きした。
⑩ 兄貴は僕に彼の辞書を使わせてくれないんだ。

ポルトガル語
① Porque ela não gostou de andar?
② A foto que ele tirou é muito famoso.
③ Devo comprar un caderno no algum lugar.
④ Eu quero fazer limpeza o quarto antes que ele volta.
⑤ 3 anos passou a partir de eles vieram para esta cidade.
⑥ Aqui está muito quente,não é?
⑦ Avise lhe quando ele pode ir ai.
⑧ Você sabe aonde ela foi ontem?
⑨ Ele se acordou mais rápido possível nessa manhã.
⑩ Meu irmão mais velho não deixa me usar o dicionário dele.

解説
⑨のnessaは前置詞emとessaが合わさった形。最初は慣れないが、他にもdesteやdessaなどこの形も便利なのでしっかり使えるようにしたい。



日本語
① その少年は僕らよりずっと早く走った。
② この部屋は毎日誰に掃除されますか?
③ そのかばんはとても重くて、彼女は運ぶことができなかった。
④ キャッチボールをするには暗すぎる。
⑤ 彼は冗談を言ったことがない。
⑥ 彼らは飛行機が離陸するのを見ましたか?
⑦ 彼は、次はいつ来られるのかなぁ。
⑧ その国で話される言葉は、とても美しい。
⑨ 彼らはあなたに写真を撮ってほしくなかったのだ。
⑩ 彼は泣くまいとした。

ポルトガル語
① O menino correu bem rápiro do que nos
② Por quem o quarto é feito limpeza?
③ A bolsa foi tão pesado que ela não conseguiu levar.
④ É muito escuro para fazer captura.
⑤ Ele nunca falou a brincadeira.
⑥ Eles viram o avião a descolar(sair)?
⑦ Será que quando ele pode vir na proxima vez.
⑧ A lingua que é falado nesse pais é bonito.
⑨ Eles não quiseram que você tirasse a foto.
⑩ Ele tentou não chorar.

⑨の文、querer動詞の3人称複数完全過去形とtirarの三人称単数接続法現在形。こういう活用形が話しながら口から出てくるようにしたい。



日本語
① あの少年たちは、毎日ここでサッカーをするのですか?
② あそこでロバートと話している女性は誰ですか?
③ 彼は彼女に、自分と結婚してくれるように頼んだ。
④ 彼はなんて痩せているのでしょう!
⑤ このプランには問題がありますか?
⑥ バスはちょうど出発したところです。
⑦ あなたはその男性が鍵を盗むのを見たのですか?
⑧ 彼らは2週間後に、スペインに向けて出発する予定です。
⑨ 最も長い英単語は何ですか?
⑩ 彼らは歴史を学んでいる学生です。

ポルトガル語
① Aqueles moninos jogam futebol todos os dias aqui?
② Quem é a mulher quem está falando com robert ai?
③ Ele a pediu casar-se com ele.
④ Que magro ele é!
⑤ Este plano há algum ploblema?
⑥ O ônibus partiu agora mesmo.
⑦ Você viu esse homem roubar a chave?
⑧ Eles vão partir para a espanha depois de duas semanas.
⑨ Qual é mais longo palavra inglês?
⑩ Eles são estudantes que está aprendendo história.

解説
③のeleの後のaは“彼女に”という意味。彼には“o”を使う。ただこれはあまり口語では使わない。聞き取れないからだ。口語の場合は普通にpara ele とかpara ela でいい。⑤はhaの代わりにtemでももちろんいい。⑨は英語だとwhatを使うがたぶんポルトガル語だとqual,つまり英語でいうとwhichを使う。これは名前を聞くときQual é o seu nome?ということからもわかると思う。(一応言っておくはブラジルでは名前を聞くときはcomo se chama?と聞く場合のほうが圧倒的に多い。)なぜqualを使うのか。これは僕の予想だけど、数ある英単語の中からどれが一番長いの?と聞いているからである。つまり英単語の数は決まっているその中から特定のものを選ぶイメージだ。だからqual。名前の場合の、人の名前はパターンが決まっているベニシアスとかマリオとかフランセスとか。その中からあなたは“どの”名前?と聞くからqualを使うのではないだろうか。



日本語
① 彼に教わっている生徒たちは授業を楽しみます。
② 君はコーヒーを飲みすぎたね?
③ 彼はなぜ英語を勉強しているのですか?
④ 夕食を食べる前に、彼女は手を洗った。
⑤ 僕のジョークに彼らは笑わなかった。
⑥ 音楽を聴いて楽しみましょう。
⑦ 妻が料理している間、その男性は新聞を読んでいた。
⑧ 彼女は娘に早く帰ってくるようにと言いました。
⑨ もう宿題した?
⑩ 午後雨が降るかもしれない。

ポルトガル語
① Os estudantes ensinado por ele se divertem as aulas.
② Você tomou café demais,não é?
③ Por que ele estuda o inglês?
④ Ela lavou mão antes de comer janta.
⑤ Minha brincadeira não fez os a rir.
⑥ Vamos nos divertir de escutar a música.
⑦ O homem estava lendo o jornal durante a esposa estava cozinhando.
⑧ Ela falou para a filha volta logo.
⑨ Você ja fez a tarefa?
⑩ Pode ser chuva nesta tarde.



日本語
① 彼女にイタリア語をおしえてくれるように頼みなさい。
② 君のかばんは車の中にないの?
③ 彼は何といいましたか?
④ その女性たちはしゃべるのをやめなかった。
⑤ 日本では、バレンタインデーに、女の子が男の子にチョコレートをあげます。
⑥ これがこの店(レストラン)で一番高い料理です。
⑦ 彼らは彼が帰ってくると信じています。
⑧ あなたは昨日家にいましたか?
⑨ 彼はそこに2時間以上いる。
⑩ 彼は僕よりずっと勇敢でした。
ポルトガル語
① Peça lhe ensinar te o italiano.
② Não tem sua bolsa no carro?
③ O que ele disse?
④ A mulher não parou de falar.
⑤ No japão,a menina dá chocolate a menino no dia de St.Valentim.
⑥ Este é o prato mais caro neste restaurante.
⑦ Eles acreditam que ele vai voltar.
⑧ Você estava na casa ontem?
⑨ Ele tem estado ai mais de duas horas.
⑩ Ele foi bem corajoso bem que eu.



日本語
① 私はこの本を、3カ月で書きました。
② 子供たちはもう帰宅しましたか?
③ 彼らはその結果に落胆しました。
④ 音楽が好きなその男性は、CDを500枚も持っている。
⑤ 僕は、彼が料理するのが好きだとは知らなかった。
⑥ 駅前のレストランでは、とてもおいしい料理を出す。
⑦ 彼はプロの選手になれるくらい(なるのに十分に)野球がうまい。
⑧ 私は家が揺れるのを感じた。
⑨ あなたの弟さんはあなたと同じくらい背が高いのですか?
⑩ 私たちは海で泳いでいました。

ポルトガル語
① Eu escrevi este livro em tres mezes.
② As crianãs ja foram embora?
③ Eles ficaram desanimado pelo resultado.
④ O homem que gosta de música tem mais de 500 CDs.
⑤ Eu não sabia ele gostava de cozinhar.
⑥ Eles servem os pratos muito gostoso no restaurante em frante da estação.
⑦ Ele joga o basebol bem digno de ser jogador professional.
⑧ Ele senti a casa tremeu.
⑨ Seu irmão mais novo é tão alto como você?
⑩ Nos estavamos nadando no mar.

解説
②の文のir emboraはよく使う表現だ。⑦のdignoはdeを伴って“~に値する”という意味になる。