Astronaut

宇宙飛行士に憧れていました。科学、ポルトガル語、アニメ、ブラジルetc、取り扱っております。

ポルトガル語シャッフルトレーニング⑤

【スポンサーリンク】

続きです。
f:id:kenya316:20161125130809j:plain

日本語
① 雨が降ってほしくないな。
② トムはよくここに来ますね。
③ もっとゆっくり話してくれますか?
④ 僕はこの制服を着なければなりませんか?
⑤ 私はもっと大きい家に住みたいの。
⑥ 君は金持ちと結婚したんじゃないんだよ。
⑦ 同じことがまた始まった。
⑧ 彼が僕たちにした話は面白かった。
⑨ 誰もその少年の言うことを信じなかった。
⑩ 羊はみんな狼に食べられた。

ポルトガル語
① Eu não quero ira chover.
② Tom frequentemente vem aqui, não é?
③ Poderia falar mais devagar?
④ Eu tenho que me vestir este uniforme?
⑤ Eu quero morar na casa maior.
⑥ Você não se casou com a pessoa rica.
⑦ Mesma coisa ocorreu de novo.
⑧ Uma conversa que ele fez para nos foram engaraçado.
⑨ Ninguen acreditou o que esse menino disse.
⑩ Todos carneiros foram comido pelo lobo.

解説
②の文において“よく”にあたる気軽な言葉がポルトガル語にはない。だからちょっと長ったらしいがfrequentementeを使った。⑦のde novo は“また”という意味で口語でもよく使うので覚えておくと良い。⑧のengraçadoは面白いという意味だが、“面白く可笑しくて笑える”というニュアンスで使う。“興味深くて面白い”という場合は、interessanteを使う。


日本語
① 僕は健康のために毎日野菜を食べます。
② でも、僕は喫煙できません。
③ 彼は辞書を使わずに、その本を読みました。
④ なぜあなたは、車を売ったのですか?
⑤ あなたの姪は大学生ですか?
⑥ あなたのいとこは彼を知っていますか?
⑦ テレビを消しましょうか?
⑧ 8時前に彼に電話してもらえますか?
⑨お母さんを喜ばせるために、彼らは花を買った。
⑩その晩、月が明るく輝いていた。

ポルトガル語
① Eu como as verduras todos os dias para saúde.
② Mas eu não consigo parar de fumar.
③ Ele li o livro sem usar o dicionário.
④ Porque você vendeu seu carro?
⑤ Sua sobrinha é o universitário?
⑥ Seu primo conhece ele?
⑦ Posso desligar televisão?
⑧ Você poderia lhe ligar antes de 8 horas?
⑨ Eles compraram a flor para agradar a mãe deles.
⑩ Nessa noite,a lua estava brilhando claramente.


日本語
① 私を彼に会わせてもらえますか?
② 誰が彼にその写真を見せたのですか?
③ あの部屋はあなたのですか、それとも彼のですか?
④ 子供は9時前に寝なくてはいけません。
⑤ 庭で吠えている犬が見えますか?
⑥ 両親は僕にその番組を見せてくれなかった。
⑦ この石鹼はいい匂いがしますね?
⑧ その本はいつ出版されるのですか?
⑨ その晩、彼女は彼に電話しないで寝た。
⑩ あの老人はおいくつですか?

ポルトガル語
① Pode me encontrar com ele?
② Quem mostrou essa foto para ele?
③ Aquele quarto é seu ou dele?
④ As crianças devem dormir ás 9 horas.
⑤ Você pode olhar o cachorro que está ladrando no jardim.
⑥ Meus pais não me deixou asisstir o programação.
⑦ Este sabonete está cheiro bem, não é?
⑧ Quando esse livro será publicado?
⑨ Nessa noite, ele dormiu sem ligar para ele.
⑩ Quatntos anos aquele idoso.

⑧のseraはser動詞の3人称単数未来形である。


日本語
① 私は彼らに、朝早く電話しないように頼んだ。
② 彼女は明日我が家を訪れる予定です。
③ この列車に乗るのはよそうよ。
④ あなたは歯を磨かずに寝たのですか?
⑤ 卵は冷蔵庫の中ですか?
⑥ 彼女は彼と一緒にいたかった。
⑦ 最初、私はその話が本当だと思った。
⑧ 彼はハンバーガーをいくつ食べましたか?
⑨ 彼はよくそのホテルに泊まるのですか?
⑩ 彼は1週間ですべての本を読み終えた。

ポルトガル語
① Eu ilhes pedi não me ligar manhã cedo.
② Ela vai visitar nossa casa amanhã.
③ Vamos não tomar o trem.
④ Você dormiu sem escovar os dentes?
⑤ Os ovos estão na geladeira?
⑥ Ela queria estar com ele.
⑦ Primeiro eu achei esse assunto foi verdade.
⑧ Quantos hambúrguers ele comeu?
⑨ Ele pousa o hotel comumente?
⑩ Ele acabou de ler todos os livros numa semana.


日本語
① あなたのご主人が帰宅したとき、何時でしたか?
② そのケーキはとても美味しかったので、僕は全部食べてしまった。
③ 私たちの家は、10年前に建てられました。
④ その車はとても高いので、お金持ちしか買えない。
⑤ 明日僕は8時に起きる予定です。
⑥ 私が留守の間、誰か来ましたか?
⑦ 彼はお金を全部使ってしまった。
⑧ 彼は起きてから(今まで)何本のタバコを吸いましたか?
⑨ 本をもう3冊買おう。
⑩ あの男性は彼のおじさんですか?

ポルトガル語
① Que horas foram quando seu marido voltou?
② O bolo foi tão gostoso que eu comi todo.
③ Nossa casa foi construido 10 anos atras.
④ Esse carro é tão caro que somente o rico possa comprar.
⑤ Amanhã eu vou me levantar ás 8 horas.
⑥ Alguem veio quando eu não estava ?
⑦ Ele gastou todo dinheiro.
⑧ Quantos cigarros ele tomou desde ele se acordou?
⑨ Eu vou comprar tres livros mais.
⑩ Aquele homem é o tio dele?

解説 ④の文の最後、poder動詞を接続法の現在形にした。Que以降の内容はまだ事実ではないからである。


日本語
① 君は彼にドアに鍵をかけないように言ったかい?
② この映画見たくないわ。
③ あの男性たちはなんて無礼なのでしょう!
④ 誰に、あなたは数学を教えているのですか?
⑤ 僕には、こんなに長い詩を覚えるのは不可能です。
⑥ 違う町に引っ越したいな。
⑦ あなた方の便は何時に到着する予定ですか?
⑧ そんなに心配なさらないで。
⑨ 先週、僕らはよく働いたね?
⑩ これは最も美しい詩の一つです。

ポルトガル語
① Você disse lhe não trancar o portão?
② Eu não quero assistir o filme.
③ Que rude aqueles homems são!
④ Para quem você ensina a matemática?
⑤ É impossível de decorar a poesia tanto comprido para mim.
⑥ Eu quero mudar de casa para outra cidade.
⑦ Que horas sua avião vai chegar?
⑧ Não se preocupe tanto assim.
⑨ Nos trabalhamos bastante na semana passada, não é?
⑩ Este é um dos poesias mais belo.


日本語
① あなたが描いた絵はどれですか?
② 自分の部屋を掃除することが、僕の趣味です。
③ あなたは、それを本気で言っているのですか?
④ 彼女は12時間以上眠っています。
⑤ その科学者はリンゴが木から落ちるのを見た。
⑥ 私はあなたに、手紙をもっと頻繁に書いてほしいのです。
⑦ これが町で1番大きな家です。
⑧ 誰もその言葉が何を意味するか分からなかった。
⑨ 私は私の子供たちを10時前に就寝させます。
⑩ パーティで何が出た?

ポルトガル語
① Qual é o quadro que você pintou?
② Fazer limpeza meu quarto é meu passatempo(hobby).
③ Você está falando disso serio?
④ Ela tem dormido mais de 12 horas.
⑤ O cientista viu a maçã cair de arvore.
⑥ Eu quero que você me escreva as cartas mais frequentemente.
⑦ Este é o maior casa na cidade.
⑧ Ninguem compreendeu o que essa palavra significar?
⑨ Eu faço meus filhos a dormir antes de 10 horas.
⑩ O que eles serviram?


日本語
① 音楽室でピアノを弾いている少女は誰ですか?
② 車に何も置かないでください。
③ 明日雪が降るといいなぁ。
④ このかばんに何冊本が入りますか?
⑤ あの屋根が緑色の家は彼のです。
⑥ 彼女はまだ出発していませんか?
⑦ 君は先週あの店に行ったよね?
⑧ 彼は彼女を深く愛している。
⑨ 彼女も彼を深く愛している。
⑩ 彼らは愛し合っているのだ。

ポルトガル語
① Quem é a menino quem está tocando o piano na sala musica?
② Não deixa no carro nada.
③ Eu espero que seja neve amanhã.
④ Quantos livros pode colocar á bolsa?
⑤ Aquela casa com o telhado verde é dele.
⑥ Ela ainda não partiu?
⑦ Você foi aquela loja na semana passada , não é?
⑧ Ele a ama profundamente.
⑨ Ela o ama profundamente também.
⑩ Eles amam mutuamente.

③のqueの後も接続法の形になっている。明日は未来なので、sejaじゃなくともforでもいいと思うが、どちらでも通じるのではないかと思う。