Astronaut

宇宙飛行士に憧れていました。科学、ポルトガル語、アニメ、ブラジルetc、取り扱っております。

ポルトガル語シャッフルトレーニング⑥

【スポンサーリンク】

f:id:kenya316:20161221170020j:plain

日本語
① 彼はできるだけ多くの車を売りたがっている。
② 昨日は飲みすぎちゃった。
③ 君はこの歌の題名を知ってる?
④ 彼女は君よりずっと疲れているよ。
⑤ これは僕の祖父に使われた辞書です
⑥ どちらの車がほしいの、こっちの、それともあっちの?
⑦ この料理は彼を喜ばせるでしょう。
⑧ その引き出しに何が入っているのですか?
⑨ 私の夫は、彼のことをよく覚えています。
⑩ 彼は自分がどこにいるかわからなかった。

ポルトガル語
① Ele está querendo vender os carros o máximo.
② Eu bebi demais ontem.
③ Você sabe o título deste canção?
④ Ela está cansado bastante mais que você.
⑤ Este é o dicionário que foi usado pelo avô.
⑥ Qual carro você quer, aqui ou ai?
⑦ Este prato vai agradar ele.
⑧ O que tem nessa gaveta?
⑨ Meu marido se lembra bem ele.
⑩ Ele não entendia onde ele estava.

⑥の文はprefereを使ってもいいかもしれない。


日本語
① 私はなんて愚かだったのだろう!
② 私は人々のために働くのが好きです。
③ くだらない冗談を言うな。
④ これは彼女によって焼かれたケーキです。
⑤ お父さんに怒られた(その)男の子は泣いた。
⑥ 僕には、朝5時に起きるのは辛い。
⑦ 7は幸福の数字と呼ばれる。
⑧ その国は日本よりずっと大きい。
⑨ 昨夜、僕は眠すぎて勉強ができなかった。
⑩ 私は二度と彼に会わないわ。

ポルトガル語
① Que absurdo eu fui!
② Eu gosto de trabalhar para as pessoas.
③ Não diga tola brincadeira.
④ Este é o bolo cozido por ela.
⑤ O menino que foi repreendido pelo pai chorou.
⑥ É duro de levantar as 5 horas de manhã para mim.
⑦ 7 se chama o numero de feliciade.
⑧ Esse pais é bem maior do que japão.
⑨ Eu estive com sono muito que não pude estudar ontem a noite.
⑩ Eu nunca me encontrarei com ela.

⑩のencontrareiは未来形の一人称単数だ。口語では未来形はあまり使わずにir動詞と一緒に使って未来を表す。


日本語
① 私はドアが閉まるのを聞きました。
② そのとき誰があなたと一緒にいましたか?
③ そのとき、トムは誰と一緒にいましたか?
④ 彼らはその厚い本を読まなければならなかった。
⑤ 彼はコーヒーをもう一杯飲んだ。
⑥ 彼女はギリシャ語で書かれた本を読んだのですか?
⑦ 彼を一人にしてあげなさい。
⑧ 私はいつもより少し早く起きた。
⑨ 彼女はみごとにバイオリンを演奏した。
⑩ 彼はなんて美しい詩を書いたのでしょう!

ポルトガル語
① Eu escutei a porta fechar.
② Quem esteve com você nesse momento?
③ Com quem Tom esteve nesse momento?
④ Eles tinham que ler esse livro grosso.
⑤ Ele tomou café mais um.
⑥ Ela leu o livro escrito em grego?
⑦ Deixa o sozinho.
⑧ Eu me levantei mais um pouco cedo que sempre.
⑨ Ela tocou o violino muito bem (maravilhosamente).
⑩ Que poesia belo ele escreveu!

④のtinhaはter動詞の不完全過去形だ。これは話していると使うときが頻繁にあると思う。
たぶん完全過去形よりも多くなると思う。~があった。という場合も過去の時点で継続的にあったのなら全部不完全過去形だ。


日本語
① 私たちは打ち合わせをするために、その書店の前であった。
② 彼女は上手に話そうとしましたか?
③ このコーヒーはなんて濃いのだろう!
④ あなたは私の言ったことが分からないのですか?
⑤ 母は僕に夕食の前に宿題をやるように言った。
⑥ 彼の名前はみんなに知られていた。
⑦ 僕が言うことは、君たちみんなを驚かすよ。
⑧ この椅子に座ってもいいですか?
⑨ あなたは、週に何回お風呂に入りますか?
⑩ 彼女は一人暮らしをしていい年齢です。

ポルトガル語
① Nos encontamos-nos em frente da livraria para fazer reunião.
② Ele tentou falar bem?
③ Que forte este café é!
④ Você não entende que eu disse?
⑤ A mãe me falou a fazer tarefa antes de janta.
⑥ O nome dele era conhecido por todos.
⑦ O que eu falo vai se assustar todos vocês.
⑧ Posso me sentar aqui?
⑨ Quantas vezes você toma banho por semana?
⑩ Ele tem idade basta de viver sozinho.

一日に~ とか 一週間に~ という場合はporを使う。por dia とか por semanaという感じだ。


日本語
① あなたのお父さんは普通何時に帰宅しますか?
② その有名な画家は、7歳の時にこの絵をかきました。
③ 私があなたの車を洗いましょうか?
④ あなたの家のそばにコンビニはありますか?
⑤ あなたは昨夜8時、何をしていましたか?
⑥ 私はそのとき、友人とチェスをしていました。
⑦ 私はそれについて何も知りません。
⑧ 我々は、また、あなたと会わなければならないでしょう。
⑨ 夜7時以降は、私を訪ねて来ないでください。
⑩ 我々は必要なことをしますよ。

ポルトガル語
①Que horas seu pai normalmente volta?
② O pintor famoso pintou este quadro quando ele era 7 anos.
③ Posso lavar seu carro?
④ Tem uma loja de conveniência perto de sua casa?
⑤ O que você estava fazendo as 8 horas ontem a noite?
⑥ Eu fazia o xadres com meu amigo.
⑦ Eu não sei nada sobre disso.
⑧ Nos teremos que nos encontrar com você de novo.
⑨ Não me visite a partir de 7 hora a noite.
⑩ Nos faremos algo necessário.

⑧の文のterはやはり未来形を使った。それとter que で、しなければならないでしょう。という文を表現した。Teremos queの代わりにdeverの未来形でもいい。⑩のfaremosも未来形。


日本語
① 彼は通訳になりたがっています。
② そのしっぽが短い猫は、私の隣人のペットです。
③ 先生は僕らに座るように言った。
④ かれの叔母が彼にピアノの弾き方を教えました。
⑤ この国では、サッカーは野球よりずっと人気があります。
⑥ 君はライオンに触ったことがあるかい?
⑦ それについて僕に話してよ。
⑧ 僕はここにいる時間はないんだ。
⑨ 昨夜、あなたは奥さんとそのレストランに行ったのですか?
⑩ 私はあなたたちにここに来てほしくない。

ポルトガル語
① Ele quer ser o interprete.
② O gato com rabo curto é o animal de estimação de meu vizinho.
③ O professor nos disse a sentar.
④ O avó dele ensinou lhe o modo de tocar piano.
⑤ Neste pais , o futebol é mais popular do que o basebol.
⑥ Você ja tocou o leão?
⑦ Pode me dizer sobre disso?
⑧ Eu não tenho tempo de estar aqui.
⑨ Você foi ao restaurante com sua esposa ontem a noite?
⑩ Eu não quero que vocês venham aqui.


日本語
① これは彼女が作ったアップルパイですか?
② 昨日、おなかが痛くなったので、彼は医者に診てもらいに行った。
③ 祖母と料理をするのは、とても楽しいです。
④ 彼らはパーティーに来るでしょうか?
⑤ 明日雪が降ったら、僕は雪だるまを作るぞ。
⑥ あなたは何か読むものを持っていますか?
⑦ ドアが緑のあのレストランはこのあたりで有名です。
⑧ 君の家の近くにサッカーができる公園はあるかい?
⑨ 朝食に何を食べましたか?
⑩ なぜ、あなたはその新聞を読まなかったのですか?

ポルトガル語
① Este é a torta de maçã que ela fez?
② Uma vez que ele ficou dor de barriga ontem, ele foi ver ao medico.
③ Cozinhar com avó é muito divertido.
④ Sera que eles vão vir á festa?
⑤ Se vai nevar amanhã, eu vou fazer o boneco de neve.
⑥ Você tem alguma coisa para ler?
⑦ Aquele restaurante com a porta verde é famoso por aqui.
⑧ Tem um parque onde possamos jogar futebol perto de sua casa?
⑨ O que você comeu na café da manhã?
⑩ Porque você não leu o jornal?

Uma vez que~ は、~したからには、とか、~なので、という意味で使う。⑧のpossamosはpoderの接続法現在形だ。


日本語
① 彼がとてもゆっくり話したので、彼女は眠ってしまった。
② その外国人にとって、漢字を読むことは難しい。
③ 明日東京は雨でしょう。
④ このピアノに触れてもいいでしょうか?
⑤ 彼らは全力を尽くしましたか?
⑥ あなたには聞き上手になってほしいわ。
⑦ 彼女は同じ話を繰り返した。
⑧ 彼は娘に昼食を作ってくれるように頼んだ。
⑨ 彼女は、ご主人と一緒なんですよね?
⑩ 彼らには息子が3人と、娘が2人いる。

ポルトガル語
① Ele falou tão devagar que ela dormiu.
② Ler as letras chinesas é dificil para o estrangeiro.
③ Amanhã vai ser chuva no Tokyo.
④ Posso tocar este piano?
⑤ Eles fizeram todo o possível?
⑥ Eu quero que você seja bom ouvinte.
⑦ Ela repetiu mesma história.
⑧ Ele pediu para a filha dele a fazer almoço.
⑨ Ela está junto com o marido dela ,não é?
⑩ Eles tem tres filhos e dois filhas.